Quinta-feira, 26 de Outubro de 2006

Natal...época de paz, amor, e ... comércio

Neste momento vocês devem de estar a pensar porque já estar a falar no Natal...

Na verdade não é bem do Natal de que eu venho falar, mas sim fazer uma critica à propaganda comercial que se encontra por trás desta época tão bonita.

Na sociedade actual não se procura nada pelo simples motivo de nos divertirmos, de crescermos como pessoas, de nos darmos aos outros, mas mui pelo contrário...procuramos coisas que nos tragam dinheiro e poder.

Este facto pode constatar-se por exemplo numa época tão marcante como o Natal.

O mais (menos) engraçado à volta deste artigo é que a dois meses do Natal já se encontram lojas enfeitadas com efeitos natalícios, e «penduresas» para «arregalar o olho ao freguês».

Pois é...

Para quem não sabe ( desculpem a ousadia) o Natal está associado ao nascimento de Cristo, à história do «avô Nöel», e também à lenda dos três Reis Magos.

No fundo estas três histórias dão-nos a conhecer uma realidade e uma possibilidade de vida bem diferente daquela em que vivemos hoje.

Primeiramente «o nascimento de Cristo» vêm dizer-nos que não importa a classe social em que nascemos, pois Ele que é filho do Criador... nasceu numa manjedoura...será por isso que vamos deixar de lhe dar crédito?!

Em segundo lugar temos a história do «avô Nöel», que nos conta a história de um velhote que por altura do Inverno vendo as crianças tristes de não poderem brincar na rua constrói-lhes brinquedos em madeira fazendo-lhes assim passar um Inverno em plena alegria. Daqui penso que não necessito de fazer grandes comentários.

E em terceiro lugar temos a lenda dos Reis Magos, que percorrem uma tão longa distância só para dar aquilo que de mais precioso têm a um menino que nasce na manjedoura. Não será este um exemplo de humildade?!

O que é facto é que o espírito natalício cada vez está mais perdido nas caixas registadoras, de tal forma que se perguntarmos a uma criança o que é o natal ela responde de imediato que é a altura em que todos lhe dão prendas. E onde fica o lugar do jantar em família, do contar as histórias antigas...
Quantos de nós sabemos uma história que os nossos avós nos tenham contado?!

Na verdade hoje em dia o Natal é nada mais nada menos que uma simples noite em que damos coisas supérfluas uns aos outros, e ficamos muito chateados quando a nossa prenda é mais pequena que a dos outros...

Na minha opinião está na altura de mudarmos a nossa ideia de Natal e partirmos para a base desta festa o amor partilhado a partir de um processo, em vias de extinção, chamado «relações humanas» (o que é isso, perguntam vocês?!), pois neste momento vivemos o Natal mais à base de «relações monetárias».

Para mim o Natal é nada mais do que isto...
Dar o nosso coração esperando o nada do outro.

O Natal é o momento para (re)começar a sentirmo-nos humanos e não simples porta-moedas ambulantes.

Tenho um desafio para vós...

Neste inicio de «propaganda» natalícia não vamos comprar já os presentes...mas gastemos dinheiro em sorrisos ( que neste momento dá para escolher se queremos à borla ou grátis) e vamos oferece-los não só aos nossos, mas também a todos aqueles que passam por nós na rua, ao velho, ao novo, ao rico, ao pobre, ao bem vestido, ao sujo...afinal Cristo nasceu numa manjedoura!!!

Amigos...

Vamos transformarmo-nos de novo em pessoas, pois acho que seria muito mais interessante cruzar-me com o teu verdadeiro «eu» na rua do que com o teu «porta-moedas».

Boas festas com grandes sorrisos.

Abraço

Simão Francisco
publicado por simaofrancisco às 16:56
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. De quem partiu....

. Arquivo fotografico

. o silencio perdido

. o silencio

. o deserto das cidades

. Simplesmente para alguem

. simplesmente para alguem

. Simplesmente para alguem

. Encontro Nacional ACR- Vi...

. O que é a música?

.arquivos

. Agosto 2008

. Outubro 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.Contacto

simaofrancisco@sapo.pt

.As minhas Fotos

http://fotos.sapo.pt/simaofrancisco
blogs SAPO